sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vento forte em todo o país

Hoje tivemos mais um dia de vento forte.
A Protecção Civil apelou ás pessoas para não saírem de casa e colocou grande parte do país em 'Alerta Laranja'. Apesar de os ventos previstos de cerca de 160km/h felizmente não terem surgido, mesmo assim, houveram quase 2000 quedas de árvores reportadas em todo o país e é de lamentar a morte de uma criança devido a uma dessas quedas de árvores.

É óbvio que o clima está cada vez mais a apresentar fenómenos meteorológicos extremos com uma frequência elevada e está nas nossas mãos inverter estas situações. Se cada um de nós tivermos padrões ecológicos elevados e fizermos pressão na nossa classe política para que veja e perceba que os custos de intempéries e de contaminações ambientais são bastante mais elevados do que os da prevenção e o de respeito pela natureza então estaremos a criar um futuro melhor para as próximas gerações. A grande questão é que têm de ser todos os povos da Terra a contribuir pois as nossas acções têm impactos globais.
Não sou dos que pensa que as alterações climáticas são todas devido à acção do Homem, pois a Terra tem os seu ciclos próprios como os teve no passado, ora mais quentes ora mais frios. Mas a nossa acção pode e contribui de forma decisiva para que tenhamos uma melhor ou pior qualidade de vida e para que o número de espécies vivas no nosso planeta não tenha um declínio acentuado.
Apesar de todos os atentados ambientais que têm sido cometidos e que ainda acorrem, temos de realçar o grande esforço que tem sido realizado para obter energia das chamadas 'energias renováveis', a redução das emissões poluentes das diversas industrias e das organizações de cidadãos como a que vai ser realizada em 20 de Março com projecto 'Limpar Portugal'.


Se quiser saber mais informações sobre o projecto 'Limpar Portugal', consulte o site

http://www.limparportugal.org/

Em Rio Maior são as seguintes entidades que estão envolvidas:
Câmara Municipal de Rio Maior
Junta de Freguesia de Azambujeira
Junta de Freguesia de Rio Maior
Junta de Freguesia de Arrouquelas
Junta de Freguesia de Ribeira de S. João
Junta de Freguesia Vila da Marmeleira
Junta de Freguesia de Asseiceira
Junta de Freguesia de Assentiz
Junta de Freguesia de Malaqueijo
Junta de Freguesia de São Sebastião
Junta de Freguesia de Outeiro da Cortiçada
Junta de Freguesia de Arruda dos Pisões
Junta de Freguesia de Alcobertas
Grupo de Jovens de Azambujeira - GJA
Associação Solidário
H2O - Arrouquelas
Clube do Mato
Projor - Projecto Jovem Ribeirense
Bombeiros Voluntários de Rio Maior
aja - Associação Jovem Alcobertas
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira - Rio Maior
Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal - Rio Maior

Sem comentários:

Enviar um comentário