quarta-feira, 2 de junho de 2010

Azambujeira - Villa mais antiga

Azambujeira orgulha-se do seu passado e reclama ser a povoação mais antiga do concelho de Rio Maior.

Azambujeira recebeu em 1633 de D. Filipe III o foral.

O foral é um documento real de concessão de um foro jurídico próprio aos habitantes de uma povoação que se queira libertar do poder senhorial e erigir um concelho com autonomia municipal. O foral concedia terras baldias para uso da comunidade, mas também regulava impostos, multas e obrigações militares para serviço real. Estes forais eram normalmente uma forma de fomentar o povoamento em terras difíceis de desbravar e promover as culturas menos rentáveis.

Mas os primórdios de Azambuja remontam ao tempo de D. Sancho II que governou Portugal entre 1223 e 1247. Nesta altura era o fidalgo Bartolomeu Domingues de Carvalho (pertencente á muito importante família Carvalho que formou o mais antigo Morgado de Portugal) o senhorio destas terras.

Azambujeira, no período áureo andou ligada ás casas de Sabugosa, Mursa e Soure e também ao Marquês de Borba.

A importância de Azambujeira começou a decair quando em 1834 deixou de ser concelho como retaliação por ter estado ao lado de D. Miguel nas lutas entre liberais e absolutistas que ocorreu em Portugal. Aí Azambujeira foi integrada no Concelho de Santarém e em 1836 com a criação do concelho de Rio Maior, Azambujeira transitou para este novo concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário