domingo, 27 de junho de 2010

Inauguração da água canalizada no Alto da Serra

O dia 1 de Julho de 1972 foi um dia importante para o Alto Da Serra. Finalmente chegou ao local a água canalizada. De notar que a água canalizada tinha chegado a Rio Maior em 1936 e só 36 anos depois chegava ao seu lugar mais alto.
A inauguração teve direito a grandes festejos que contaram com a presença do Presidente da Câmara de Rio Maior, Amândio de Sousa, o Vice-Presidente, Timóteo e dos vereadores Barroso, Carlos Borges e João Lopes.
O percurso de inauguração começou no Depósito de Água.
Imagem antiga de 1972.

Imagem actual que mostra o depósito um pouco degradado e com o painel de azulejos dedicado a São José.


Foram também inauguradas as várias fontes que foram criadas de propósito para o evento de modo a melhor servir a população.
Imagem antiga de 1972 em que se inaugura a Fonte do António do Coito. De notar que a bilha usada para levar a primeira água da fonte ainda existe e encontra-se exposta na Casa da Muda.

Imagem actual da Fonte do António do Coito que se encontra junto ao restaurante Fortaleza pertença de António do Coito e que mostra uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima.


Imagem antiga de 1972 em que se inaugura a Fonte no Largo da República.


Imagem actual da Fonte no Largo da República com o painel de azulejos dedicado a São João.


A fonte seguinte dedicada a São Pedro foi igualmente inaugurada a 1 Julho de 1972.



Do outro lado da estrada principal existe um pequeno lago (actualmente não tem água) em forma de gruta mandado construir por António Pedro Gonçalves e Maria Lucas Mercelino com uma pequena imagem de Santo António no seu interior e que também foi inaugurada neste dia.



Os festejos acabaram na garagem de António do Coito a onde foi feito o palco das festas e do qual as diversas personalidades realizaram os seus discursos.
As imagens antigas foram retiradas do álbum Picasa em:
Para quem gostar de imagens antigas do Alto da Serra, é um local da Internet a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário