quarta-feira, 16 de junho de 2010

Parque das Merendas ao Lavadouro na Vila da Marmeleira


Na Vila da Marmeleira existe um Parque de Merendas na encosta que dá acesso ao antigo Lavadouro Público.
Conforme se pode ver no painel de azulejos que se situa junto á estrada, este parque de merendas foi inaugurado em Julho de 1998 pela população com a ajuda da Junta de Freguesia.
Por se situar num plano inclinado proporciona a quem queira usar este espaço uma paisagem de valor inigualável. Há pouco tempo atrás a escadaria estava ladeada por imponentes árvores que dariam uma sombra agradável nos dias de Verão.
A verdade é que o Parque de Merendas está praticamente entregue ao abandono, não sendo de todo agradável neste momento o uso deste espaço para o fim que foi planeado.



Descendo as escadas chegamos ao antigo Lavadouro Público em que a situação de degradação permanece. Os antigos postes de suporte das cordas de estender a roupa e as mesas de apoio estão lá, mas o seu estado é idêntico ao das floreiras que estão muito degradadas.
A fachada imponente do lavadouro, mostrando o orgulho que já houve por este espaço, está lá e com referências ao ano de 1934 que deve ter sido o ano de construção do lavadouro e ao ano de 1963 em que o espaço deve ter sofrido grandes obras de restauro e melhoramento.


Contornando este edifício damos com as portas que dão acesso ao seu interior.
No seu interior encontramos os muitos tanques de lavagem, significando que este local já foi um importante local comunitário. Este lavadouro também possuía instalações sanitárias, o que não era comum.
As traves de madeira que servem de suporte ao telhado encontram-se em bom estado de conservação.

Este espaço de integração do antigo Lavadouro Público com o Parque de Merendas merece obras de requalificação.

Em Maio de 2013 o espaço sofreu obras de requalificação. Saiba mais, em: 
http://rio-maior-cidadania.blogspot.pt/2013/06/parque-de-merendas-e-lavadouro-publico.html

Sem comentários:

Enviar um comentário