quarta-feira, 30 de março de 2011

Centro de Saúde de Rio Maior

O Centro de Saúde Dr.ª Maria Laudelina Barbosa foi projectado em 1978 pelo arquitecto José Bruschy, sendo que a conclusão da obra ocorreu em 1982. De referir que o Centro de Saúde foi projectado para uma população alvo de 25.000 habitantes.
Este foi o primeiro equipamento de saúde realizado em Rio Maior pela administração central e veio melhorar em muito as condições de acesso à assistência médica dos riomaiorenses.

Como se pode observar pela imagem aérea da zona, o centro de saúde de Rio Maior tem uma arquitectura que permite dividir o edifício em várias alas, bem iluminadas e de muito fácil passagem entre elas. A opção por um edifício só com um piso, permite uma boa acessibilidade a todos e evita gastos energéticos com elevadores.
Já neste ano de 2011, o centro foi reorganizado num novo modelo de Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).
O Centro de Saúde passou a possuir duas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com 25.000 utentes no total (uma com 12.000 e outra com 13.000), funcionando entre as 08:00 e as 20:00.
Entre as 20:00 e as 24:00 os utentes podem contar com o Atendimento Complementar (AC).
Em Fevereiro entrou também em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), funcionando nos dias úteis entre as 09:00 e as 20:00 e nos outros dias entre as 09:00 e as 13:00. Esta unidade presta cuidados de saúde e apoio social e psicológico num serviço domiciliário e comunitário de forma a fazer chegar o apoio a todos.

Apesar dos seus quase 30 anos, o Centro de Saúde ainda se encontra com boas condições de operacionalidade.
A entrada principal é que merecia um outro arranjo, pois não fora a placa a indicar o Centro de Saúde, pareceria que era o acesso a um eucaliptal.

Sem comentários:

Enviar um comentário