segunda-feira, 25 de abril de 2011

Paulo Paixão Miguel e o projecto Corre com Alma

Paulo Jorge Paixão Miguel

- Docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior
- Treinador de Atletismo
- Atleta (Corredor Popular)
- Coordenador do projecto ‘Corre com Alma’
- Licenciado em Ciências do Desporto (Faculdade de Motricidade Humana - UTL)
- Mestrado em Alto Rendimento Desportivo – Ramo Treino (Universidade Autónoma de Madrid)
- Estudante de Doutoramento em Rendimento Desportivo (UCLM - Toledo)
- Curso de 2º Grau da ‘Internacional Association of Athletics Federations’ – Velocidade e Barreiras.


O Paulo nasceu a 22 de Julho de 1973 em Santarém. É natural de Outeiro da Cortiçada, mas aos 6 anos mudou-se para Assentiz. Aos 31 anos mudou-se novamente e passou a residir na Fonte da Bica.
Começou a correr com 6 anos por influência do seu pai e a partir dos 9 anos começou a praticar com regularidade. Apesar da sua dedicação à corrida (os 800 metros são a sua prova preferida) já praticou muitas outras modalidades como o futebol, a natação e o btt.
Quando questionei o Paulo sobre o que mais lhe agradava na corrida, ele respondeu:
‘A corrida é uma forma de expressão, quando corro sinto-me livre e de boa saúde, quando vejo alguém correr aprecio as características dessa mesma corrida e do corredor ou corredora. A forma de correr diz muito acerca da pessoa, para mim é uma extensão da sua personalidade.’
Apesar de não se vangloriar com os seus resultados como atleta, tem no seu curriculum, um 5º lugar no KM jovem nacional e a participação na equipa do CNRM (Clube de Natação de Rio Maior) na 1ªdivisão em 1996.


Os feitos de que mais se orgulha são no entanto como treinador e o 1º título de Campeão Nacional de Portugal nos 400m de Paulo Ferreira, em 22 de Julho de 2001 marcou-o bastante pois foi também o recorde pessoal do atleta com 47,15s e este feito foi como uma prenda pois coincidiu com o seu aniversário. Cada internacionalização e cada subida ao pódio de um seu atleta são marcos importantes e o Paulo orgulha-se de já contar com muitos destes feitos. Já treinou atletas como Paulo Ferreira, João Lopes e Nuno Nunes.
Nos últimos tempos o projecto ‘Corre com Alma’, do qual é fundador e coordenador, tem-lhe ocupado muito tempo mas ao mesmo tempo tem-lhe dado imenso gozo, pois cada passo deste jovem projecto é uma conquista.


O projecto ‘Corre com Alma’ nasceu em Julho de 2008 devido a um desencadear de situações que levaram a uma busca mais criativa para desenvolver a capacidade desportiva e pessoal de cada atleta.
Este projecto é especialmente dirigido a jovens que realizam ou pretendem realizar a sua preparação atlética em Rio Maior e propõem-se ajudar, incentivar e desafiar aqueles que entendem que podem dar o melhor de si mesmos em cada ‘corrida’ em que tomam parte.
A ‘Quadro de Talentos – Associação de Desenvolvimento Atlético e Pessoal’ é a instituição que representa o projecto. Com o ‘Corre com Alma’ colaboram vários treinadores, atletas, investigadores e psicólogos.


O Paulo encara as dificuldades como oportunidades para crescer e se superar.
Pretende poder num futuro próximo dedicar-se a tempo inteiro ao projecto ‘Corre com Alma’ e à valorização desportiva e pessoal dos atletas.
Projectos para o futuro não faltam, como o de criar uma estrutura profissional para apoio a atletas, na vertente desportiva e de desenvolvimento pessoal. Aumentar o número de atletas em pódios nacionais, aumentar o número de atletas internacionais e aumentar o número de atletas em Jogos Olímpicos.

Ficam de seguida algumas das ligações na Internet de Paulo Paixão Miguel, um homem ligado a Rio Maior, cheio de iniciativa, a trabalhar na área do desporto que é um dos símbolos da nossa terra e que merece toda a nossa admiração e apoio.
Para os jovens que pretendam praticar e desenvolver-se no atletismo só posso deixar o conselho de procurarem o apoio do projecto ‘Corre com Alma’ pois distingue-se por aliar a vertente de desenvolvimento pessoal ao aspecto desportivo e os resultados estão a começar a aparecer de forma consistente dentro deste grupo de trabalho.
Ao Paulo, um obrigado por ter permitido este artigo e um desejo de continuação dos muitos sucessos.

Ligações:

E-Mail:

Alguns videos do projecto ‘Corre com Alma’:
Apresentação
A Semente
A tua Vida
O Caminho
O Desafio

Alguns artigos publicados:
A Economia de Corrida e o Treino de Força
Programa de Desenvolvimento da Resistência

1 comentário:

  1. Olá!

    É um "defeito" da família Miguel, serem empenhados e persitentes no trabalho que fazem, para produzirem os resultados que se conhecessem no Atletismo riomaiorense.

    Parabéns e continuação do bom trabalho!

    Pedro Pinheiro

    ResponderEliminar