domingo, 23 de outubro de 2011

Casa Francisco Barbosa em Rio Maior

Casa Francisco Barbosa.


 
Esta casa particular, fica situada na Rua Latino Coelho.
A moradia foi projectada pelo arquitecto Alcino Soutinho entre 1969 e 1972 para a família do Dr. Francisco Barbosa.
Estou a referir este edifício, pois faz parte dos 12 edifícios referenciados em Rio Maior no ‘Inquérito à Arquitectura em Portugal no Século XX’, promovido pela Ordem dos Arquitectos.

 
A casa Francisco Barbosa insere-se num lote de gaveto (esquina da R. Latino Coelho com a R. Marquês de Rio Maior) e está organizada em torno de um pátio interior.
O arquitecto respeitando a características do lugar, conseguiu dar ao edifício formado por volumes cegos uma modulação orgânica.

Alcino Soutinho (Alcino Peixoto de Castro Soutinho), nasceu a 25 de Dezembro de 1930 em Vila Nova de Gaia e é um famoso arquitecto português, reconhecido tanto nacional como internacionalmente e apoiando-se nos modelos puristas do Movimento Moderno.


Fica de seguida um pequeno resumo da vida de Alcino Soutinho retirado da Wikipédia.
‘Formado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1957, ano em que inicia a sua actividade como arquitecto em regime livre, Alcino Soutinho usufruiu de uma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1961, para continuação dos estudos em investigação sobre Museologia em Itália. Aí pôde contactar com vários arquitectos italianos que o influenciaram no início da sua carreira. Paralelamente, trabalhou na Fundação das Caixas da Previdência, onde elaborou vários conjuntos de habitação económica no Norte de Portugal, até 1971.
Foi docente da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, a partir de 1973 e, mais tarde, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
O seu projecto para o novo edifício do Museu Amadeo de Souza-Cardoso em Amarante, de 1977, trouxe-lhe reconhecimento internacional e, em 1982, recebeu o prémio "Europa Nostra" pela obra de recuperação do Castelo de Vila Nova de Cerveira e sua adaptação para pousada, a Pousada de D. Dinis. Em 1984 foi-lhe atribuído o prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte. Contudo, é com a obra dos novos Paços do Concelho de Matosinhos, concluída em 1987, que obtém consagração nacional e internacional’

Pode saber mais sobre a obra de Alcino Soutinho em:

Sem comentários:

Enviar um comentário