sábado, 3 de dezembro de 2011

Percurso 'PR3 RM' - Paul da Marmeleira

O percurso pedestre ‘PR3 RM’ está reconhecido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e é um caminho circular com partida em São João da Ribeira, mas que passa pelo Paul da Marmeleira. ‘PR’ significa ‘Pequena Rota’, ‘RM’ significa que é de ‘Rio Maior’ e ’3’  foi o número do percurso atribuído pela Federação.
 
Mesmo durante o Inverno é um percurso extraordinário para se estar em contacto com a natureza e passar bons momentos com a família, amigos e animais de companhia. É bom aproveitar a riqueza que temos e ainda por cima é grátis.
Actualmente o percurso necessitava de alguma beneficiação, pois as marcas deveriam de ser refeitas e parte de um caminho rural desabou. Contínua ainda assim a ser um excelente percurso.



 
A ficha seguinte e o texto, foram retirados da sitio do ‘Clube do Mato’ em:
http://www.clubedomato.com.pt/pr3rm.html


O PR3 “Paul da Marmeleira" é um percurso de natureza que se desenvolve em zonas rurais e ambientes lacustres.
Inicia-se junto ao museu etnográfico de S. João da Ribeira, em direcção á EN114. Passando junto à Casa do Poeta Ruy Belo, atravessa uma ponte pedestre sobre o rio Maior, seguindo depois para jusante através de um estradão em terra batida naquilo que foi em tempos a linha de caminho de ferro das minas de linhite e giz de Rio Maior. Abandonando o estradão, à direita, segue por um caminho rural que ladeia o “Paul”.
Zona privilegiada para observação da avifauna e flora típicas de ambientes lacustres, culminando numa elevação natural de onde se avista toda a superfície alagada e as encostas rurais até às primeiras casas da Vila da Marmeleira.
Voltando ao caminho rural, inicia-se o regresso passando pelos reservatórios de água, ponto elevado com uma vasta panorâmica sobre toda a região.
Características:
O PR3 “Paul da Marmeleira” é um percurso pedestre de pequena rota, marcado nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
- Tipo de percurso: De pequena rota, em caminhos rurais e tradicionais.
- Âmbito: Histórico e ambiental.
- Época aconselhada: Primavera. Podendo ser realizado em qualquer altura do ano.
- Distância a percorrer: 7,2 Kms, em circuito.
- Duração do percurso: Cerca de 3 horas.
- Nível de dificuldade: Baixo.
- Desníveis: Pouco acentuados (21 metros – 96 metros).
- Ponto de partida /chegada: Junto ao museu Rural de S. João da Ribeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário