sábado, 19 de maio de 2012

O Leão de Rio Maior

Numa entrevista realizada pelo jornalista Fernando Pessa [N1902-F2002], um popular referiu ter visto na zona da Estranganhola um leão à solta. Fernando Pessa ironiza sobre o assunto, mas o relato veio-se a confirmar ser verídico.



Segundo consta, o leão estava a ser guardado em segredo num local abandonado e conseguiu fugir. O dia da fuga coincidiu com o dia do Festival da Eurovisão. O leão foi avistado por alguns pastores e após a entrevista que Fernando Pessa realizou para a televisão, nasceu o mito do Leão de Rio Maior.
Este relato aconteceu em 1972 e a história é a seguinte:
Por volta de 1970 passou um circo por Rio Maior. Uma das leoas teve uma cria e sem ninguém se aperceber o leãozinho passou entre as grades e desapareceu. Uns dias mais tarde o Sr. José Diogo viu o que lhe pareceu ser um cachorrinho na berma da estrada e levou-o para sua casa. O animal teve se ser alimentado com leite pois estava muito fraco. Para a alimentação o seu dono vestia uma bata branca para não sujar o fato. O problema é que o animal cresceu e transformou-se num poderoso leão. O leão acabou por fugir atacando um jumento e várias capoeiras. Devido ao terror que o animal estava a causar entre as gentes de Rio Maior, o próprio José Diogo vestiu a bata branca que o leão conhecia e com a sua espingarda foi à caça do animal. Ao chamamento do José Diogo o leão respondeu e veio ter com ele, ao que o seu dono disparou a queima-roupa matando-o. Os rugidos do leão a morrer deixaram comovidos todos os que estavam presentes.


Ficam aqui duas fotos da caçada ao leão que se organizou para tentar apanhar o animal.


Video dos arquivos da RTP

Como curiosidade, o tema ‘Leão de Rio Maior’, em 1994, foi o título da faixa nº07 do disco ‘O Melhor dos Melhores’ de Eugénia Lima.
Eugénia Lima é uma acordeonista portuguesa, nascida a 29 de Março de 1926 em Castelo Branco. Reside em Rio Maior desde 1971 e foi recentemente, a 18 de Agosto de 2011, homenageada pela Câmara Municipal de Rio Maior.

1 comentário:

  1. Lembro-me de ser noticia em todos os jornais, rádios e televisão. O mesmo se passa hoje com o "crocodilo" do Douro! Supostamente terá sido avistado no rio Douro ainda na parte espanhola.

    ResponderEliminar