quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de Finados


O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, é celebrado pela igreja católica no dia 2 de Novembro, mas os cristãos acabam por realizar esta celebração no dia um 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, por ser feriado nacional (pelo menos até este ano).
 

Esta é uma tradição muito antiga e que ainda prevalece em Portugal, sendo que Rio Maior não é exceção.
Pelo menos desde o século II, alguns cristãos deslocavam-se até aos túmulos dos mártires para rezar pelos que já tinham morrido. Já no século V, a Igreja decidiu dedicar um dia por ano para rezar por todos os mortos pelos quais ninguém já rezava. No século XI os papas passaram a obrigar a comunidade cristã a dedicar um dia aos mortos, sendo que o dia 2 de Novembro passou a ser o dia anual desta celebração a partir do século XIII.
 
Em Portugal é costume os cristãos irem aos cemitérios com velas e flores para enfeitarem as campas dos seus mortos mais próximos e assim haver uma lembrança mais presente dos que já deixaram o nosso mundo.
Também é comum em muitas terras, como em Rio Maior, a oferta de doces às crianças que batem à porta a pedir Pão por Deus (http://rio-maior-cidadania.blogspot.pt/2010/11/pao-por-deus.html).
 
A imagem deste artigo é do cemitério de Arrouquelas ao final do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário