domingo, 9 de dezembro de 2012

Fonte e Lavadouro em Alfouvés


Fonte e Lavadouro de Alfouvés.
 
 
Esta fonte e respetivo lavadouro encontravam-se ao abandono ainda no início deste ano.
No Verão tudo foi arranjado e agora está mais bonito e funcional. Penso que seriam somente dispensáveis tantas placas de agradecimento na parede de acesso à fonte.
Durante muitos anos, antes de existir o lavadouro, as mulheres da terra vinham lavar as roupas da família diretamente na ribeira que passa junto à nascente, ou então no grande tanque comunitário que aqui havia.
Já a fonte, foi uma das riquezas da região, pois dizia-se que esta água curava vários tipos de doenças. Por este fato, deslocavam-se até aqui muita gente das aldeias vizinhas.
Infelizmente hoje em dia, as águas encontram-se impróprias para consumo devido à existência de uma pecuária bem perto da nascente.
 
Como referi, neste Verão de 2012 todo o espaço foi arranjado, criando-se inclusiva um churrasco e mesas para picnic.
O interior da fonte, datada de 1893, foi revestido a azulejo. O acesso faz-se por uma escadaria e na parede encontram-se agora três placas de agradecimento pelas obras realizadas:
- “A Junta de Freguesia e a população de Alfouvés agradece o trabalho e carinho colocados nesta obra a João Carlos C. Constantino.”
- “Há muitos anos que era desejado este melhoramento e a obra foi realizada com o esforço e boa vontade enaltecivel de Dr. Rui Carreira Madeira.”
- “A Junta de Freguesia da Azambujeira contribuiu para que esta obra fosse realizada, sendo: presidente, Mariana Rita Correia Neves Carvalho; Secretário, Manuel de Jesus Ferreira; Tesoureiro, Alcino Guedes Rodrigues. 2012.”
A zona de lazer que fica entre a fonte e o lavadouro, tem um cavalinho para diversão dos mais pequenos, 2 mesas e 4 bancos corridos, churrasqueira e uma fonte com tanque.
O lavadouro é coberto, possui 9 tanques de lavagem com pedra lisa e uma fonte com respetivo tanque.
Falta agora sinalizar melhor esta área para também poder ser usada por quem por aqui passa e queira descansar um pouco.




 
A foto seguinte, mostra a fonte no abandonada, no início deste ano, e foi retirada do Geocaching em:


Sem comentários:

Enviar um comentário