segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Presépios de Sal e Aldeia Natal das Salinas


Neste ano, o Natal é diferente nas Salinas de Rio Maior.
 
A neve foi substituída por sal, nesta rústica localidade que recentemente recebeu o Prémio Geoconservação 2012, entregue pela ProGEO e que faz parte do projeto transnacional Ecosal-Atlantis.
Durante os próximos fins de semana até 6 de Janeiro de 2013, entre as 10:00 e as 18:00 estão todos convidados para esta experiência única do Natal com Sal na Aldeia Natal.

 
Toda a aldeia transpira do espírito natalício e a feliz iniciativa dos Presépios de Sal em que um dos mentores é Alcides Ribeiro, sócio da Fábrica da Alegria (empresa de insufláveis e animação turística) veio substituir a neve pelo sal e ligar a aldeia de uma forma inconfundível e quase natural ao Natal.

 
Percorrendo a aldeia com as suas características casas de madeira, pode-se viver o Natal e em cada casa conhecer o artesanato, a gastronomia, as antiguidades, os produtos regionais e obviamente o sal destas salinas sem mar que é muito apreciado um pouco por todo o mundo.


 
Nesta época e como é tradicional em Portugal, também aqui arde uma enorme fogueira.
Os passeios a cavalo, burro e de charrete, estão assegurados pela Quinta do Canhão.


 
Na aldeia existe uma tenda onde entre outras iniciativas se pode escutar e vivenciar música ao vivo. Neste último fim de semana encontrava-se a banda (Brass Band) Colectivo Morcego.

Claro que os insufláveis e uma série de outras animações não podiam faltar e estiveram a cargo da Fábrica da Alegria.

 
Mas a atração principal está reservada aos Presépios de Sal e são muitos os que podem ser admirados. Fica aqui uma amostra.

















Visite, vale a pena.
Encontra muita mais informação sobre a Aldeia Natal das Salinas Naturais de Rio Maior, em:

Sem comentários:

Enviar um comentário