sábado, 14 de dezembro de 2013

Árvore de Natal com 11 metros em Arrouquelas


Foi ontem inaugurada uma Árvore de Natal em Arrouquelas com uns significativos 11 metros de altura. No entanto o facto mais importante é toda a árvore ter sido construída com materiais reciclados, nomeadamente garrafas de plástico (em PET) e pela Associação de Jovens H2O.
Esta iniciativa marcou também o início das comemorações do 17º aniversário da H2O, associação de jovens bastante dinâmica e que ao abraçar um elevado número de causas e projetos, tem contribuído para o desenvolvimento dos jovens e da própria região. Estão de parabéns.

Atualmente os produtos fabricados em PET são dos mais perigosos para a natureza pois poluem matas e cursos de água. Uma garrafa plástica (em PET) só se começa a degradar no meio ambiente após 400 anos, permanecendo até aos 800 anos ainda como contaminante (claro que este tempo de degradação é determinado por ensaios em laboratório, já que as garrafas só começaram a ser produzidas na década de 70). Este tipo de contaminante já é bem visível em larga escala na conhecida como a “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”.

Junto a uma das entradas da sede da H2O existe uma outra árvore feita de materiais reciclados, mas de menor dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário