terça-feira, 11 de novembro de 2014

Antigo Matadouro Municipal de Rio Maior


O Matadouro foi inaugurado a 24 de Fevereiro de 1935, sendo considerado na altura uma das obras importantes para o Município de Rio Maior.

As obras começaram em 1932 em simultâneo com as obras para a nova estação dos correios de Rio Maior. A proximidade do rio Maior que lhe corre nas traseiras não era inocente, pois nessa altura as preocupações ecológicas não eram tão importantes como a facilidade em escoar resíduos. Isto era prática corrente, sendo este matadouro considerado um dos mais evoluídos entre os que existiam em Portugal.
Em 1957 deixou de ter razão de existir este matadouro, com a inauguração do Primeiro Matadouro Regional de Portugal em Rio Maior, por iniciativa de Marcolino Nobre. Em 1962 foi constituída a sociedade “Indústrias de Carnes Nobre, Lda”.

Hoje o matadouro já não existe tendo sido demolidas as suas instalações. Ainda podem ser observadas as duas casas que lhe serviam de suporte.
Uma das casas serve como posto para o veterinário de Rio Maior e o espaço do pátio é ocupado como garagem das camionetas de carreira.
O nome da rua que lhe passa à porta não deixa enganar, pois é a Rua do Matadouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário