sábado, 30 de maio de 2015

Praceta em Casais da Mesquita

Em casais da Mesquita, Rio Maior, existe uma curiosa praceta triangular.
No meio do entroncamento existe uma miniatura de um moinho de vento.
Faltam-lhe as velas, mas a estrutura está lá.
 
A 6 de Novembro de 2014, foi-lhe adicionada uma placa a anunciar a quarta fase da construção e beneficiação de troços da rede viária municipal.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fonte do Sapo em Asseiceira.

Na sombra de dois grandes sobreiros, encontra-se a fonte do sapo em Asseiceira.
 
A localização mais pormenorizada será Casais dos Varões (39°17'22.71"N  8°56'30.05"W).
Esta fonte encontra-se num plano inferior ao da estrada, sendo o acesso feito por suas escadas em calçada. A parede de fundo que dá suporte à torneira, está forrada com azulejos brancos e é encimada por um painel de azulejos que tenta recriar a zona da fonte antes da requalificação da mesma. O painel desvenda a razão do nome da fonte que é devido a na zona existirem muitos sapos. A fonte possui ainda uma pia para recolha da água e é ladeada por duas floreiras na zona superior.
Na berma, junto à estrada existe um bonito banco em pedra que serve para um breve descanso e ao nível da fonte existe uma mesa em pedra ladeada por dois bancos também de pedra.
 
Mais um agradável espaço existente em Asseiceira.

domingo, 3 de maio de 2015

Bica de água em Cabeça Gorda.

Bica de água em Cabeça Gorda, São João da Ribeira.
 
Esta fonte inaugurada em 18 de Janeiro de 1981, foi uma iniciativa da Comissão de Festas e foi concluída pela Comissão de Melhoramentos de Cabeça Gorda.
A fonte está revestida a azulejos azuis com a torneira na parede de fundo e dois bancos laterais inseridos no mesmo conjunto.