sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Skate Park em Rio Maior



No passado dia 2 de Dezembro foi inaugurado oficialmente o Skate Park de Rio Maior.
Este novo espaço nasce dentro do antigo ringue de patinagem existente no Jardim Municipal, mas que estava sem uso. Cria-se assim um espaço vocacionado para a prática de Skate, BMX e In Line.

O Skate Park de Rio Maior foi concebido e construído pela empresa Academia dos Patins (Apskateramps, Unipessoal Lda) de Cascais que já construiu vários outrosparques do mesmo género em Portugal e estrangeiro. Durante a inauguraçãoque contou com a presença da Presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura morais, elementos da Academia dos Patins realizaram uma exibição das modalidades que se podem praticar no espaço.

Aproveitando esta inauguração e de modo a promover a prática regular de exercício físico ao ar livre foram também inauguradas novas máquinas e equipamentos que vieram substituir as que se encontravam danificadas no Parque Geriátrico em espaço contiguo.
O investimento global realizado pela Câmara Municipal de Rio Maior foi perto dos 50.000€, sendo que destes 41.195,48€+IVA foram para a obra de construção do Skate Park (Contrato nº 34/2016/E por ajuste directo).


Os obstáculos que podem encontrar no parque são: Skate bank, Curb, Ledge, Funbox, Handrail, Flatrail, Gap, Wallride e diferentes Quarterpipes.

O Skate Park de Rio Maior tem o piso e obstáculos em madeira. Estes tipos de parques são mais baratos, fáceis e rápidos de construir, mas tem a desvantagem de implicarem custos de manutenção elevados. A maioria dos parques de skate públicos é construída em cimento pois exigem pouca manutenção e têm uma duração elevada.

A prática de desporto tem vantagens claras para o desenvolvimento físico e mental de quem o realiza, mas neste tipo de recintos deve-se ter em atenção: 
 - Na prática das atividades físicas são frequentes as lesões musculares pelo que se deve de realizar previamente um bom aquecimento. 
 - O uso de capacete e demais proteções são recomendáveis pois neste tipo de desporto cada erro paga-se com uma queda. 
 - Cada praticante deve de ter consciência dos seus limites pois muitas lesões resultam de se tentar uma manobra para a qual ainda não estamos preparados. 
 - Deve-se conhecer a pista, pois cada parque tem os seus obstáculos e segredos.
 - Deve-se ter consciência que normalmente dentro da pista não estamos sozinhos havendo vários praticantes em simultâneos e nem todos têm capacidade de fluir de um modo ordenado.

Mais um bom equipamento público que muito prazer trás aos mais radicais de Rio Maior, principalmente agora em período de férias escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário