domingo, 23 de outubro de 2016

Urgente abrir acesso do IC2 à Cidade de Rio Maior



Foi no dia 12 de Maio de 2016 que o acesso a Rio Maior pelo IC2 (junto à saída 4 da A15) foi cortado.

A Infraestruturas de Portugal (IP) decidiu cortar ao trânsito o nó de Rio Maior por não estarem garantidas as condições de segurança automóvel.
A IP estava a monitorizar o talude criado por uma exploração de areia ao longo dos últimos meses.
Com o agravamento do tempo que houve no mês de Maio houve um desprendimento de solos que fez com que a crista do talude esteja perigosamente perto da faixa de rodagem.
Com este corte de tráfego no nó de acesso a Rio Maior (Quilómetro 68,8 do IC2) a IP refere que a alternativa de acesso a Rio Maior a partir do IC2, passa a ser o nó do Alto da Serra ou o nó de Asseiceira.
O problema é que acabou de chegar a nova época de chuvas e nada foi feito para consolidar o talude do areeiro. Portanto é natural que Rio Maior se veja privada deste importante acesso por muitos mais meses.

Este caso já originou um pedido de reunião da Presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques,  para saber o ponto da situação. O actual cenário está a afectar a circulação rodoviária em Rio Maior e a sobrecarregar as vias alternativas com tráfego de veículos pesados.

Numa visita ao local é possível observar os pontos de verificação da estabilidade do pavimento.
Apesar do piso não apresentar brechas nem deformações significativas é fácil de constatar que o talude está demasiado próximo da faixa de rodagem. Parece difícil a consolidação do talude por este ser arenoso e por ter um desnível impressionante com cerca de 40 metros de altura.

É urgente criar alternativas.
É urgente abrir ao trânsito o Nó de Vale de Óbidos.

Nos finais dos anos 80 do século passado, foi decidida criar a variante à EN1 (actual IC2). Esta variante teria três nós para servir Rio Maior: O nó junto a Asseiceira para servir o Sul do Concelho de Rio Maior, o nó do Alto da Serra para servir o Norte do Concelho e o nó de Vale de Óbidos que seria para servir a Cidade. O nó agora encerrado foi inaugurado em 1994.

Agora estando Rio Maior sem acessos próprios ao IC2, o nó de Vale de Óbidos é uma excelente alternativa. Os custos de abertura deste nó são muito reduzidos, pois todas as infraestruturas necessárias já se encontram feitas:
- O viaduto 1003 em bom estado de conservação sobre a rua da Estrada Principal.
- Piso e separadores também em bom estado.
- Os acessos também já existem embora se encontrem vedados por portões.
- Até a placa a informar que Rio Maior se encontra a 4km também já lá está (ao km 68 do IC2).
Na seguinte imagem pode-se ver o IC2 em primeiro plano e a rua da Estrada Principal ao fundo com o acesso já existente fechado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Paul da Marmeleira – Destruído.


A única zona húmida do Concelho de Rio Maior desapareceu.

A ribeira que passava pelo Paul foi limitada no seu curso e a movimentação de água foi cortada, encontrando-se agora estagnada.
Toda a zona do Paul foi aterrada numa enorme movimentação de terras que ainda continua.
O que até ao Verão deste Ano era uma zona com elevada biodiversidade, um refugio para aves, uma zona agradável para realizar uma percurso a pé ou de bicicleta, desapareceu.

Pode saber mais sobre o Paul destruído em: 


Apesar de poder ser legal o que aqui se está a passar, não deixa de ser um atentado ao meio ambiente, à natureza e ao património que é de todos nós. 

sábado, 15 de outubro de 2016

Dia do Agricultor Livre


O feriado de Rio Maior nem sempre foi a 6 de Novembro.
No período pós revolução do 25 de Abril de 1974, passou-se o Feriado Municipal para o 13 de Julho, Dia do Agricultor Livre.

Pode saber mais sobre o 13 de Julho de 1975 em:

Ficam aqui duas fotos dos festejos que se faziam nessa época:
- Desfile de tractores a passar da Rua Armando Pulquério para a Avenida Paulo VI
- Gincana de tractores em frente da Igreja Paroquial.

Este feriado durou poucos anos, pois rapidamente voltou-se a celebrar o Feriado Municipal a 6 de Novembro, dia de aniversário da elevação de Rio Maior a Concelho.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cristiano Ronaldo já jogou em Rio Maior




Curiosidade...
Cristiano Ronaldo já jogou contra o UDRM (União Desportiva de Rio Maior).
Foi na época 2002/2003 no segundo jogo oficial de Cristiano Ronaldo na equipa principal do Sporting Club de Portugal.
O jogo particular de pré-época ocorreu no estádio Municipal de Rio Maior, numa 4ªfeira, a 10 de Julho de 2002.
O Sporting ganhou por 0-5 com golos de Luis Lourenço (1’’), Custódio(71’), Pepe(74’), Niculae(83’) e Quaresma(89’), sendo treinador o László Bölöni.
De recordar que o primeiro dia em que Cristiano esteve com a equipa principal do Sporting foi no dia 1 de Julho de 2002 e que o primeiro jogo com esta equipa ocorreu no dia 6 de Julho de 2002 contra o Samouquense em que o Sporting ganhou por 9-0 e Cristiano marcou um golo.

Pode saber mais sobre o UDRM em:
http://rio-maior-cidadania.blogspot.de/2010/09/uniao-desportiva-de-rio-maior.html

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Jardim Porto do Rio em Alcobertas



Ao celebrar o 17º aniversário da elevação ao estatuto de vila, Alcobertas inaugurou a 6 de Maio deste ano o Jardim Porto do Rio.
Na inauguração estiveram presentes entre os muitos convidados a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e o presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, João de Deus.

Este espaço de lazer agradavelmente implantado na margem da ribeira de Alcobertas possui áreas para a manutenção física e recreio para toda a família.
Só as pequenas quedas de água e a antiga azenha são motivos para visitar este jardim.



Finalmente O Homem de Alcobertas, esculpida há 23 anos por Jorge Marques tem um digno local onde pode ser admirada por todos. Esta escultura foi realizada em 1993 no âmbito da VI semana da Pedra do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Este excelente espaço para a comunidade conta também com um bonito painel de azulejos representando um paisagem da Serra de Candeeiros. O painel é da autoria da Oficina Brito e foi colocado numa das paredes da casa de serviços.

Pode saber mais sobre o Jardim Porto do Rio, em: