terça-feira, 10 de janeiro de 2017

UniArt - Projecto Arte Pública da Fundação EDP



O Projecto UniArt está incluído no projecto Arte Pública que é promovido pela Fundação EDP e pretende dinamizar e democratizar a arte.
No Ribatejo foi no Concelho de Rio Maior que as artes foram executadas, mais especificamente na União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e da União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.
Em Rio Maior o projecto teve a parceria da ‘Produções Fixe’ e os artistas foram Alecrim, Priscilla Ballarin (Desejos Urbanos), Samira e João Seguro.

A apresentação e visita guiada de autocarro pelas obras ocorreu no passado dia 07 de Janeiro. A cerimónia contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, do presidente da Junta da União das Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João, Leandro Jorge, da presidente da Junta da União das Freguesias de Marmeleira e Assentiz, Amélia Simão, da directora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, da responsável pelo Arte Pública da Fundação EDP, Sandra Santos, e da coordenadora do Projeto UniArt no Ribatejo e “Produções Fixe”, Ana Rita Camará.

A Fundação EDP pretende “Democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público”.
O programa Arte Pública Fundação EDP está presente em Trás-os-Montes (Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro), Ribatejo (Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeira de São João), Alentejo (Campo Maior, Ouguela e Degolados) e Algarve (Vila do Bispo, Barão de S. João, São Bartolomeu de Messines, Alte e Alportel).

Todas as obras denotam a paixão que os artistas colocaram na sua execução.
As pinturas nas paragens de autocarro incluem poemas de Ruy Belo, uma pequena biblioteca e elementos incorporados pela própria população. As pinturas murais incluem várias técnicas que conferem textura e harmonia aos trabalhos. As faces representadas nos postos de transformação da EDP são de um realismo impressionante. A biblioteca criada ao ar livre em Ribeira de São João seguramente vai proporcionar muitas agradáveis leituras.

Uma excelente iniciativa. A arte tem de ser democratizada e pequenas obras podem trazer grandes benefícios.

Ficam aqui fotos das obras faladas neste artigo.
Algumas das imagens seguintes foram retiradas de outras páginas da Internet.



As Paragens de Autocarro 
Pinturas Murais - Alecrim 
Pintura Mural - Samina 

Arte Pública - Fundação EDP 

Sem comentários:

Enviar um comentário